sábado, 26 de fevereiro de 2011

Picos de Crescimento e Saltos de desenvolvimento dos bebês!!



Seu bebê que era tão tranquilo, repentinamente começou a chorar, fazer manha, enfim, parece outra criança? Pode ser que ele esteja passando por uma fase de pico de crescimento ou salto de desenvolvimento. 


Saber que existem esses fenômenos foi super importante para eu poder me relacionar melhor com Sophia. Para nós deu muito certo! A maioria das datas bateu em cima e poucas variaram alguns dias. Mas bastava perceber a diferença de comportamento e conferir na tabela para verificar que se tratava meeesmo de pico de crescimento ou desenvolvimento.

Picos de crescimento dos bebês:

Nessas fases os bebês ficam mais carentes, precisando de colo e com freqüência também comem e dormem pior. No período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou, mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho. O que acaba acontecendo é que ele quer voltar a base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE. Depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta a normalidade. Após uma crise o bebê ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa... Existe uma certa variação entre bebes mas a cronologia observada (experimentalmente) dos períodos de crise é:

Semanas 5, 8, 12, 19, 26, 30, 37, 46, 55, 64 e 75.

Saltos de desenvolvimento:

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana,seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê. È muito importante nos períodos de pico de crescimento respeitar que o bebê tem pedido para mamar mais e dar, ou seja, amamentar em livre demanda! Só assim a produção de leite da mãe se ajustará perfeitamente às necessidades do bebê! O bebê vai pedir para mamar mais e isso às vezes ocorre noite e dia! E se a mãe não souber identificar esse período, pode achar que o leite não sustenta, está fraco ou algo assim, e pensar que uma solução para o caso é de oferecer complemento de leite artificial! Não mamães, mantenham o aleitamento exclusivo enquanto puderem pois oferecimento precoce de mamadeiras pode acarretar desmame desnecessário em alguns casos. Os períodos em que o fenômeno ocorre, em geral são nas seguintes semanas: 1, 2, 4, 13, 26 e 39.

Para facilitar, (e muuuuuuito) nossa vida, há esta tabela, na qual é só inserir a data de nascimento do bebê no campo indicado para obter o cálculo das datas em que ocorrerão o fenômeno.

Tabela para calcular os picos de crescimento e desenvolvimento

Você poderá gostar de ver também:
Tabela do Sono para bebês e crianças
Apostila de Papinhas para bebês para Download
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Adorei o post! Me ajudou a atender pq a Juju está um grude essa srmana.... Rs... Bju!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi obrigada por sua visita no meu cantinho e pelo seu carinhoso comentário !!... Adorei esse post pois apesar de não ser mãe de primeira viagem não entendia pq as crianças ficam desse jeito o meu bebe ta na mamdeira e no seio pois achava q meu leite não sustentava ...vivendo e aprendendo!!Beijoo

    ResponderExcluir